Kárita Lima

Minha história pode ser parecida com a sua

Toda vez que um paciente se senta pela primeira vez à minha frente, sempre tenho a impressão de ler a mesma expressão: Dra. pra você é fácil! Você é magra, alta, treina diariamente, pra mim é mais difícil. Eu não tenho tempo pra ter uma rotina saudável como a sua. Esse discurso parece familiar para você?

É muito comum acharmos que os resultados do outro vieram com menos esforço que os nossos. Depois de ouvir isso por anos em consultório, resolvi dividir minha história para estar mais próximo dos meus pacientes. Os hábitos que tenho hoje, foram construídos ao longo de anos, eu tive uma caminhada para chegar até aqui. Por isso posso ser espelho daquilo que trabalho para conquistar em cada um deles. Também não nasci magra, passei por pressões estéticas na minha adolescência e cultivei hábitos nada saudáveis para perder peso, até de desenvolver um quadro bulímico e anos de Yo-Yo diet.

Kárita Lima Nutricionista
Formação
Nutricionista:

Metrocamp, Brazil

Health Coach:

Integrative Nutrition, EUA, NY

Terapeuta Transpessoal:

IPEC, Brazil

Cursos:

Terapeuta Ayurvédica (escola Brahma Vidyalaya)

Avaliação metabólica e nutricional (com Dr. Eric Slywitch)

Foram alguns anos entre essa rotina de más escolhas alimentares e o lugar que ocupo hoje, de autoconhecimento e presença no ato de me alimentar. O despertar para esse novo momento nasceu de um encontro com a minha formação em Health Coach, que abriu meus olhos para uma nova forma de viver. Fui me apaixonando por esse estilo de vida, e a profundidade ao avaliar todos os aspectos: mente, corpo e espírito.

O curso de Health Coach eu realizei no Integrative Nutrition, NY. Meu processo foi lento, demorei para me abrir por completo. A cada aprendizado em sala de aula fui construindo um relacionamento amoroso com o “comer bem” e sedimentando esses novos hábitos. A cada conquista me sentia mais próxima dos meus objetivos e esses hábitos começaram a trazer resultados reais. Comecei a ir dormir feliz, sem culpa do que tinha comido ou não, comecei a gostar da imagem que via no espelho, e a ver e sentir um corpo que representava: uma mulher bonita, confiante e saudável. Finalmente!

Atuei 7 anos ajudando pessoas nos EUA até que, em 2013, voltei para o Brasil. Expandi minha formação para a área de nutrição e terapia transpessoal o que trouxe ainda mais conhecimento para auxiliar os pacientes em suas caminhadas. Seja de emagrecimento, auxílio na qualidade de vida, preparo para gravidez, melhora na performance esportiva, entre outros.

Em todos os casos, traçamos juntos uma estratégia individualizada o que traz resultados duradouros. Hoje, atuando nessas três áreas, tenho o propósito de transformar a relação das pessoas com a alimentação. Mostrar a elas como alimentar-se de bons hábitos é o primeiro passo para nutrir uma vida saudável e feliz.

Minha maior recompensa? Enxergar a autonomia que cada um deles atinge após o tratamento.